terça-feira, 30 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Glossário
Web: em português significa "rede". Também é conhecida como WWW (World Wide Web, que em português significa, "Rede de alcance mundial"), que é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.
Plataformas: É uma expressão utilizada para denominar a tecnologia empregada em determinada infra-estrutura de Tecnologia de Informações (TI) ou Telecomunicações, garantindo facilidade de integração dos diversos elementos dessa infra-estrutura.
Manual do Blogueiro
A) O que é um blog?
O blog é como um site comum, mas que você mesmo atualiza. Totalmente simples, os blogs vieram pra ficar e conquistam cada vez mais espaço na internet.
Podendo ser desde um diário pessoal até um espaço de informação, os blogs passaram a funcionar como formadores de opinião e se você quer fazer parte desse mundo, encontrará aqui neste manual tudo o que precisa.
Os textos que você escreve para o blog são chamados de “posts”. Nos “posts” você pode compartilhar não só seus textos e links, mas também imagens, arquivos de áudio, entre outros. Conforme o seu blog cresce, você recebe comentários das pessoas que o acessam, permitindo que você interaja com os visitantes da sua página na web.
B) Por que um ter um blog?
O legal de ter um blog é que nele você pode expor as suas opiniões, gostos e fatos do seu dia-a-dia, compartilhando com o mundo as suas experiências e paixões. Mais que isso, o blog pode ser uma fonte de renda, uma extensão do seu trabalho ou um veículo de divulgação.
C) Onde criar um blog gratuitamente?
São diversas as plataformas de criação de blogs gratuitas. Entre as melhores estão o wordpress e o blogger: são simples e de fácil acesso, além de oferecerem pacotes pagos de recursos mais avançados. Alexandre está certo quando aconselha a criar um blog gratuitamente em uma dessas plataformas. São para quem está iniciando a vida de blogueiro agora, pois oferece ferramentas bem legais e a possibilidade de criar uma página bem profissional. Existem diversos outros sites que permitem a criação de blogs gratuitos.
E) Como escolher um nome para o blog
O nome do seu blog deve ter coerência com o objetivo do blog. Se o seu blog vai falar sobre algo específico, por exemplo, deverá ter o nome relacionado com o tema escolhido.
É extremamente importante que o nome seja fácil de entender e objetivo. Nomes muito difíceis, muito longos ou que não mostram o objetivo do site tendem a ser esquecidos por quem os visita. Por isso invista em um nome criativo e fácil de memorizar.
F) Escolha um Layout
O próximo passo é escolher o layout do seu blog. O layout é a cara do blog e é o maior responsável pela primeira impressão que seu blog vai causar nos visitantes. Um layout bacana pode levar o visitante a ficar e ler seu conteúdo; um layout ruim pode fazer com que ele vá embora correndo, para nunca mais voltar .
G) Conteúdo
A alma de um blog é o conteúdo. Não adianta ter um bom nome, domínio próprio, visual bacana, se o conteúdo do blog é ruim.
Você precisa oferecer conteúdo que seja de interesse dos leitores e visitantes, se quer que seu blog cresça. Atualize seu site regularmente. Crie conteúdo novo com frequência.
Seu conteúdo é a base, a fundação do seu blog. Quanto melhor for a qualidade do conteúdo, e maior a quantidade de conteúdo de qualidade, mais forte será sua fundação - e mais fácil será conseguir link, citações, visitas e leitores.
Fonte: Bê-a-blog, em http://comoganharonline.com/blog/2008/12/11/manutal-tutorial-blogueiros-iniciantes, acessado em 18/11/2010.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Curso de Introdução e Educação Digital.
O curso de Introdução e Educação Digital está sendo um forte aliado no desenvolvimento e aplicação de uma metodologia avançada a ser aplicada nas escolas, como também uma fonte de exploração e incentivo ao uso de multimídias na sala de aula. A realidade escolar aos poucos vem mudando e modernizando a exemplos de uso das mídias como a TV, Vídeo, DVD, Projetor de multimídias e a internet. meu objetivo seria explorar mais o uso dessas ferramentas multi-funcionais usando uma tecnologia escolar avançada despertando assim o interesse do aluno numa aula diferenciada, inovadora e mais atrativa para o aluno e o professor. Quanto a formação nas escolas será uma grande oportunidade aos profissionais da educação que tenham interesse em vencer esse desafio, já que hoje vivemos em um mundo digital e tecnológico.
Assinar:
Comentários (Atom)

